SEJA BEM VINDO - VEM COM A GENTE

"MUITOS PLANOS HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS É O DESEJO DO SENHOR QUE PREVALECERÁ" PV 19:21

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vereador SILAS FARIA abraçou a causa da acessibilidade, e fará o possível para viabilizar politicamente a instalação de um posto do CISPE em Ferraz.


O Centro de Inclusão Social Passageiro Especial (Cispe) da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) desenvolvido em parceria com a Associação Para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) do terceiro setor situado no Jabaquara, na Zona Sul da Capital atendeu durante todo o ano passado 3.375 pessoas com deficiência residentes em Ferraz de Vasconcelos. Desse total, 207 casos foram negados, o que corresponde a 5,8%. Em contrapartida, somente em abril deste ano, a Avape registrou 165 atendimentos de munícipes ferrazenses, com oito laudos negados, ou seja, 4,6%. Ainda, segundo o órgão, existe na cidade um universo de, aproximadamente, 6,9 mil pessoas com deficiência.

Esses dados foram revelados pelo supervisor do Cispe Sul e Leste, este último funciona próximo ao Metrô Bresser, no Brás, Claudinei Donisete Radica em reunião com o vereador Silas Faria de Souza (PDT), na terça-feira, dia 26, em São Paulo. De acordo com ele, o Cispe Leste abrange além dessa parte da Capital paulista toda a região do Alto Tietê (área 4), sendo que Ferraz de Vasconcelos e Poá apresentam um crescimento muito maior em comparação com o restante dos municípios regionais. Por isso, Claudinei Radica disse que vê com muito carinho essa situação envolvendo pessoas com deficiência no Alto Tietê. Aliás, recentemente, ele visitou a região. “Na realidade, nós da EMTU em conjunto com a Avape temos um plano extraordinário para o Estado de modo geral nesse segmento”, explica.
Segundo ele, no Cispe, a pessoa com deficiência recebe cidadania e, ao mesmo tempo, uma chance de reabilitação e a conquista de um trabalho, além dos benefícios previstos no setor de transportes e de assistência social, conforme a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). “No fundo, a EMTU é a única empresa nas três regiões metropolitanas de São Paulo (Capital, Campinas e Baixada Santista) que atende a acessibilidade”, disse Claudinei Radica. O especialista acrescentou ainda que o Cispe contabiliza em seu cadastro integrado mais de 300 mil pessoas com deficiência. Além disso, ele afirmou que a parceira Avape existe há mais de 27 anos e possui reconhecimento internacional.
Na audiência, Claudinei Radica garantiu que a EMTU está propensa a estudar o pedido do parlamentar para criar um Cispe no município, porém, ele adiantou que a unidade precisaria ter um caráter regional e, portanto, pode exigir a formação de um consórcio de municípios como já ocorre no ABC paulista. Por isso, como técnico na área de acessibilidade, ele prevê além da dificuldade financeira para manter a viável unidade da entidade no Alto Tietê, entraves políticos, já que, o assunto traz impacto, altamente, positivo no meio da sociedade em geral. Em todo caso, trata-se de uma reivindicação bastante justa e que poderá ser conquistada a médio e longo prazo. Mas, independente da negociação, Claudinei Radica prometeu vir, em breve, a Ferraz, acompanhado de técnicos da Avape para dá uma palestra sobre acessibilidade.

Costura


Por sua vez, o vereador Silas Faria classificou como valioso o resultado do encontro, em São Paulo. Além disso, o parlamentar apontou que fará o possível para, com isso, viabilizar politicamente a instalação de, no mínimo, um posto do Cispe no município. Na verdade, ele abraçou a causa da acessibilidade, isto é, decidiu ser uma voz de pessoas com deficiência da cidade. “Trata-se de um segmento que merece o empenho de todo o homem público. Enfim, estou fazendo a minha parte”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário