SEJA BEM VINDO - VEM COM A GENTE

"MUITOS PLANOS HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS É O DESEJO DO SENHOR QUE PREVALECERÁ" PV 19:21

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vereador SILAS FARIA abraçou a causa da acessibilidade, e fará o possível para viabilizar politicamente a instalação de um posto do CISPE em Ferraz.


O Centro de Inclusão Social Passageiro Especial (Cispe) da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) desenvolvido em parceria com a Associação Para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) do terceiro setor situado no Jabaquara, na Zona Sul da Capital atendeu durante todo o ano passado 3.375 pessoas com deficiência residentes em Ferraz de Vasconcelos. Desse total, 207 casos foram negados, o que corresponde a 5,8%. Em contrapartida, somente em abril deste ano, a Avape registrou 165 atendimentos de munícipes ferrazenses, com oito laudos negados, ou seja, 4,6%. Ainda, segundo o órgão, existe na cidade um universo de, aproximadamente, 6,9 mil pessoas com deficiência.

Esses dados foram revelados pelo supervisor do Cispe Sul e Leste, este último funciona próximo ao Metrô Bresser, no Brás, Claudinei Donisete Radica em reunião com o vereador Silas Faria de Souza (PDT), na terça-feira, dia 26, em São Paulo. De acordo com ele, o Cispe Leste abrange além dessa parte da Capital paulista toda a região do Alto Tietê (área 4), sendo que Ferraz de Vasconcelos e Poá apresentam um crescimento muito maior em comparação com o restante dos municípios regionais. Por isso, Claudinei Radica disse que vê com muito carinho essa situação envolvendo pessoas com deficiência no Alto Tietê. Aliás, recentemente, ele visitou a região. “Na realidade, nós da EMTU em conjunto com a Avape temos um plano extraordinário para o Estado de modo geral nesse segmento”, explica.
Segundo ele, no Cispe, a pessoa com deficiência recebe cidadania e, ao mesmo tempo, uma chance de reabilitação e a conquista de um trabalho, além dos benefícios previstos no setor de transportes e de assistência social, conforme a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). “No fundo, a EMTU é a única empresa nas três regiões metropolitanas de São Paulo (Capital, Campinas e Baixada Santista) que atende a acessibilidade”, disse Claudinei Radica. O especialista acrescentou ainda que o Cispe contabiliza em seu cadastro integrado mais de 300 mil pessoas com deficiência. Além disso, ele afirmou que a parceira Avape existe há mais de 27 anos e possui reconhecimento internacional.
Na audiência, Claudinei Radica garantiu que a EMTU está propensa a estudar o pedido do parlamentar para criar um Cispe no município, porém, ele adiantou que a unidade precisaria ter um caráter regional e, portanto, pode exigir a formação de um consórcio de municípios como já ocorre no ABC paulista. Por isso, como técnico na área de acessibilidade, ele prevê além da dificuldade financeira para manter a viável unidade da entidade no Alto Tietê, entraves políticos, já que, o assunto traz impacto, altamente, positivo no meio da sociedade em geral. Em todo caso, trata-se de uma reivindicação bastante justa e que poderá ser conquistada a médio e longo prazo. Mas, independente da negociação, Claudinei Radica prometeu vir, em breve, a Ferraz, acompanhado de técnicos da Avape para dá uma palestra sobre acessibilidade.

Costura


Por sua vez, o vereador Silas Faria classificou como valioso o resultado do encontro, em São Paulo. Além disso, o parlamentar apontou que fará o possível para, com isso, viabilizar politicamente a instalação de, no mínimo, um posto do Cispe no município. Na verdade, ele abraçou a causa da acessibilidade, isto é, decidiu ser uma voz de pessoas com deficiência da cidade. “Trata-se de um segmento que merece o empenho de todo o homem público. Enfim, estou fazendo a minha parte”, conclui.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vereador Silas reivindica a instalação de centro de inclusão no CIC


Convidado para participar de uma reunião sobre acessibilidade na sede da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), na quinta-feira, dia 21, no Jabaquara, Zona Sul da Capital, o vereador de Ferraz de Vasconcelos Silas Faria de Souza (PDT) acabou (foto - com Linamara Battistella, secretária estadual da Pessoa Com Deficiência)reivindicando a instalação de um posto do Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial (Cispe) no Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, no município. Segundo ele, o seu pedido tem uma grande chance de ser alcançado, já que, o coordenador do Cispe Sul e Leste, Claudinei Donizete Radica ficou entusiasmado com a sugestão.

Por ter sugerido a Mesa Diretora da Câmara Municipal a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais (CPDPNE) que deve entrar em vigor em janeiro de 2011, Silas Faria vem aumentando os seus conhecimentos na área tendo em vista o seu objetivo de dedicar o mandato em defesa da acessibilidade. Antenado, o parlamentar acredita que ao buscar mais dados sobre o importante tema em prol desse segmento tudo ficará mais fácil para, com isso, poder colaborar com os portadores de necessidades especiais locais. Na verdade, Silas Faria disse que ficou impressionado com a estrutura oferecida ao setor pela EMTU, na Capital.

Além disso, o vereador afirmou que o encontro também foi bastante positivo e, por isso, aproveita para agradecer o convite. “Foi um debate de alto nível (foto - Claudinei Radica, Linamara Battistella, dep. Samuel Moreira, Silas Farias, Marcos Gonçalves, Julio Freitas e Marco Pellegrini) que demonstra a preocupação do Poder Público estadual e de outras esferas em benefício de portadores de necessidades especiais. Enfim, pude aumentar os meus conhecimentos e, ao mesmo tempo, ampliar o leque de contatos com autoridades ligadas ao setor”, garante Silas Faria. Dentro da mesma linha de atuação, o vereador informou que deverá participar de encontro sobre acessibilidade nos próximos dias 29 e 30 deste mês, em Suzano. Aliás, Silas Faria pretende fazer em breve ação semelhante em Ferraz de Vasconcelos. Ele também quer estreitar o relacionamento com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Necessidade Especial.

Ainda, de acordo com ele, participaram da reunião em São Paulo, a secretária estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência Linamara Rizzo Battistella, o deputado estadual e líder do PSDB Samuel Moreira que tem uma forte atuação na área, juntamente, com a colega Célia Leão (PSDB), o coordenador estadual dos Direitos das Pessoas Com Deficiências Marco Antonio Pellegrini, o presidente da EMTU Julio Antonio de Freitas Gonçalves e o presidente da Associação Para Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape) Marcos Antonio Gonçalves, entre outras, autoridades. Silas Faria destaca também que hoje o portador local e seu acompanhante são atendidos no Cispe, no Brás, próximo ao Metrô Bresser ou na própria EMTU, na Capital. “Por isso, a vinda de um posto do órgão para Ferraz será valioso”, diz.

Vereador Silas faria propõem a construção de parque ecológico no Cambiri


Enviado por Pedro Ferreira em 25/05/2009 14:10:00 (3 leituras)
Preocupado com as poucas opções de lazer que a cidade de Ferraz de Vasconcelos oferece, no momento, a seus munícipes, o vereadores Silas Faria de Souza (PDT) e , quer que a Prefeitura Municipal estude a construção de um parque ecológico em uma área ociosa de cerca de mil metros quadrados situada na confluência da Avenida Maria Cristina com a Rua São Sebastião, no Cambiri. O documento em forma de indicação ao Poder Executivo foi feito na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 18 do corrente. Para eles, a provável obra visa proporcionar atividades de cunho cultural, recreativo e, sobretudo, ambiental e, ao mesmo tempo, atender a justa reivindicação dos moradores locais.

Em seu discurso na tribuna, Silas Faria disse que o município é muito carente em geral e, além disso, dos mais de 26 quilômetros quadrados de área territorial boa parte deles inclui a zona rural. Exatamente, por isso, é registrada por órgãos ambientais estaduais e federais como Área de Proteção Ambiental (APA), o que, na prática, inviabiliza qualquer outro tipo de investimento pelo Poder Público naquela região do Cambiri. “Portanto, estamos sugerindo a instalação de um parque ecológico que servirá inclusive para contribuir com a preservação do local, já que, na atualidade, o que existe lá vem sendo degradado com o passar dos anos”, comenta Silas Faria.

Ainda, de acordo com ele, o município possui mais de 140 bairros, 12 mil ruas e 87 praças sendo a maioria delas construída pela atual administração somando-se a tudo isso os quase 200 mil habitantes e, no entanto, a cidade tem hoje apenas o Parque Municipal Nosso Recanto, no bairro do mesmo nome. E, para complicar um pouco mais a situação, o vereador disse que o local está passando por reformas o que impede a presença da comunidade, principalmente, aos finais de semana. Há poucos dias, Silas Faria e o Pastor Vagner, acompanhado do secretário municipal do Verde e Meio Ambiental José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ferraz e Região Alfredo de Jesus Filho visitaram o terreno no Cambiri.

Na ocasião, eles adentraram na mata e, com isso, conheceram mais sobre as peculiaridades, ou seja, sobre a fauna e a flora ali residentes. Em virtude disso, Silas Faria e o Pastor Vagner acreditam ser, perfeitamente, possível a construção de um parque ecológico na região do Cambiri. “Respeitando a legalidade não vemos obstáculo para a Prefeitura Municipal fazer no terreno indicado uma obra tão necessária e importante para o cidadão ferrazense e o visitante em geral. Afinal, oferecer lazer a sua população é também uma obrigação do Poder Público e, neste caso, confiamos na sensibilidade do prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge e sua equipe”, conclui Silas Faria.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A União de Jovens da Assembleia de Deus em Ferraz de Vasconcelos (Ujadef) setor 27 vinculado ao Ministério do Belém, em Ferraz de Vasconcelos.



A União de Jovens da Assembleia de Deus em Ferraz de Vasconcelos (Ujadef) setor 27 vinculado ao Ministério do Belém realizou o maior congresso de seus 30 anos de fundação de 08 a 11 do corrente, segundo um dos coordenadores regionais, pastor e vereador Silas Faria de Souza (PDT). Para ele, (foto - pastor Silas no púlpito) o evento reuniu não apenas jovens, mas sim, um grande público em geral na abertura no templo sede na quarta-feira, à noite, dia 08 e nos três dias no Ginásio Municipal Marcílio Guerra, o Marcilião, no centro. O coordenador destacou, sobretudo, a dedicação de jovens durante o 30º Congresso e, ao mesmo tempo, o fato deles louvarem a Deus e, com isso, deixar absolutamente de lado o mundo das drogas e da marginalidade.

Em virtude da presença maciça de público e, principalmente, de jovens evangélicos, Silas Faria disse que o evento enche de entusiasmo a cada ano os seus organizadores.
Entretanto, além do comprometimento de todos na realização do 30º Congresso (foto - jovens cantam em louvor a Deus), ele apontou e, consequentemente, agradeceu o apoio total e irrestrito da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na figura do seu presidente, Juracy Ferreira da Silva (PMDB), do prefeito municipal, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, do vice-prefeito Flávio Batista de Souza (PSB), o Inha, dos secretários municipais Ismael Ambrósio dos Santos (Cultura e Turismo) e Jorge Campos (Comunicação Social), a Ótica Jovem, entre outras, autoridades.
O Pastor e vereador Silas Faria. A mesma consideração partiu do também coordenador regional da Ujadef, o jovem Claudio de Souza Bezerra. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juracy Ferreira que prestigiou o encontro de jovens na quinta-feira, à noite, dia 09, elogiou a juventude na tribuna da Casa na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 13. Na opinião dele, os jovens da Assembleia de Deus deram uma verdadeira demonstração de grandeza espiritual. Calcula-se que cerca de seis mil pessoas compareceram ao evento.
Católico por convicção, Juracy Ferreira afirmou que ficou impressionado com a pregação da Palavra de Deus pelo pastor Élson de Assis, do Rio de Janeiro, que abordou sob a ótica da Bíblia o poder político, econômico, cultural e religioso. “Na realidade, as palavras do pastor calaram fundo na mente de todos os presentes naquela noite”, revela Juracy. Na sexta-feira, o mesmo pastor pregou o ensinamento de Deus. Na quarta-feira, no templo sede da Assembleia de Deus, na Vila Corrêa, o pastor Carvalho Júnior, de Uberlândia (MG) alertou o público para somente prostrar-se, ou seja, adorar apenas a Deus e, ao mesmo tempo, criticou o exibicionismo de certos setores evangélicos, que, na visão dele, esquecem o Evangelho e passam a idolatrar seres humanos e bens materiais.
Ele ressaltou a importância e o esmero do saudoso pastor Francisco Faria de Souza no trabalho de evangelização e de apoio a Ujadef. Falecido em julho do ano passado, Pastor Faria foi um exemplo de homem temente a Deus. Ele ficou mais de 20 anos a frente do setor 27 da Assembleia de Deus em Ferraz de Vasconcelos, um recorde. No encerramento, no sábado, coube ao pastor carioca Demétrius Costa Pires pregar sobre o tema do evento, isto é, “jovens em busca de um renovo (Lamentações 5:21)”. Além disso, vários jovens deram o seu testemunho e cantaram em adoração ao Criador do Universo. Durante o 30º Congresso, foram também arrecadados donativos que serão distribuídos à comunidade carente. Para 2010, os jovens da Assembleia de Deus prometem repetir a dedicação visando, com isso, superar o sucesso do deste ano.

VEREADOR SILAS FARIA PARTICIPA DE REUNIÃO ORDINÁRIA DA AMAT.


Compreendendo a necessidade de se trabalhar em parceria e, ao mesmo tempo, consciente de que é preciso aumentar os conhecimentos a respeito de problemas comuns, no tocante, a administração pública em geral, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) e os vereadores Vagner Vallet Ninck (PSB), o Pastor Vagner, Willians Santos (PPS), o Willians do Gás e Silas Faria de Souza (PDT) participaram (foto- com o senador Mercadante) da 34ª reunião ordinária da Associação dos Municípios do Alto Tietê e Guarulhos (Amat), presidida pelo prefeito ferrazense, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge. A entidade abrange uma população superior a três milhões de moradores.

O encontro realizado na segunda-feira, dia 11, em Guarulhos, reuniu ainda o senador Aloízio Mercadante (PT-SP), a deputada federal Janete Pietá (PT-SP), prefeitos, vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF), entre outras, autoridades. Convidado especial da reunião, o senador Mercadante disse que o presidente Lula governa o País de forma republicana, ou seja, não leva em consideração o partido político e, sim, os interesses do cidadão brasileiro. Para ele, a união tem pressa, sobretudo, para liberar projetos estruturantes (Programa de Aceleração do Crescimento – PAC) em conjunto com Prefeituras e Estados.

Para tanto, deve ser feita uma oficina de gestão pública com ministros, técnicos do governo, prefeitos e auxiliares, exatamente, para estreitar o relacionamento e, com isso, dinamizar o máximo a liberação de verbas em prol da população. O evento ocorre no dia 19 de junho, em Guarulhos. “Na área de habitação, o governo está investindo mais de R$1 bilhão no Alto Tietê, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, de um total de R$34 bilhões”, disse Mercadante. Além disso, o senador vê como positivo a transformação da Amat em Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), cujo processo está em pleno andamento.

Na opinião dele, o consórcio de modo geral é um instrumento muito importante para resolver problemas na Região Metropolitana de São Paulo. Na reunião, o senador (foto - Mercadante comenta sobre o governo Lula para prefeitos e convidados) sugeriu também que a Amat feche parceria com a Unicidades que reúne 13 municípios as margens e do entorno da Rodovia Fernão Dias. Por fim, Mercadante e Janete Pietá colocaram os seus gabinetes em Brasília a disposição do Alto Tietê. Já o presidente da Amat, Dr. Jorge considerou proveitosa à reunião e, ao mesmo tempo, agradeceu a presença de Mercadante e de todos os presentes. O próximo encontro da entidade ocorre no dia 08 de junho, em Itaquaquecetuba. Antes, porém, haverá um encontro extraordinário em Poá.

Acrobatas de favela dão show

Além do senador petista, a grande atração da reunião de prefeitos foi à presença surpresa do grupo de dança do Instituto Alan Kardec Alice Pereira (IAKAP), formado por crianças e jovens da favela Jardim Presidente Dutra, periferia de Guarulhos. Na realidade, o grupo fez acrobacias na entrada do hotel no Parque IV Centenário durante o intervalo do encontro da Amat. O seleto público ficou encantado com o desempenho dos artistas guarulhenses.

VEREADOR SILAS FARIA QUER DISCUTIR ACESSIBILIDADE EM FERRAZ DE VASCONCELOS.



A falta de acessibilidade em Ferraz de Vasconcelos deverá ser discutida em breve. Na realidade, o tema muito importante para a sociedade de modo geral chamou a atenção do vereador Silas Faria de Souza (PDT), que quer, (foto)com isso, abordá-lo para buscar alternativas para tentar mudar essa triste realidade para pessoas portadoras de necessidades especiais que vivem na cidade ou visitantes e seus acompanhantes. Para Silas Faria, até o presente momento esse segmento sofre uma enorme discriminação e, ao mesmo tempo, é excluído de acesso a locais como, por exemplo, em prédios públicos locais que deveriam dar o exemplo. Para debater a acessibilidade no município, além de representantes do setor ele pretende convidar pessoas ligadas ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), unidade regional. “No fundo, por conhecer muito bem a carência de portadores de necessidades especiais e, além disso, por ser engenheiro decidi atuar firme em prol desse segmento. Por isso, acredito que uma das saídas é conclamar a sociedade para conversar sobre o assunto”, explica Silas Faria. Já o colega Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, elogiou Silas e aproveitou para criticar o Poder Público por não oferecer espaço adequado. “Hoje, a cidade não possui acesso para cadeirante. Um absurdo,”, disse.Visando colocar a situação do portador de necessidade especial na ordem do dia, isto é, tratar o tema de maneira constante, Silas Faria sugeriu e a Mesa Diretora da Câmara Municipal, de pronto, acatou e na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 27, a partir das 18h, o plenário votará em primeira discussão o projeto de resolução que dispõe sobre a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa portadora de Necessidades Especiais. No entanto, a futura comissão só entrará em vigor, em janeiro de 2011, quando forem eleitas todas as sete já existentes. Na prática, cada mandato dos três integrantes da comissão é de dois anos.Com isso, será possível estudar e propor medidas legislativas objetivando a promoção, a defesa e a garantia dos direitos estabelecidos em legislação e, ao mesmo tempo, sugerir e participar de campanhas em benefício do segmento. “Vamos abordar a acessibilidade na sua totalidade e não apenas de forma temporária como ocorre no momento”, garante o vereador Silas Faria. Ele agradece a decisão da Mesa Diretora que aceitou o seu pedido, já que, regimentalmente, está impedido de fazer o projeto de resolução. Enfim, é uma prerrogativa da Mesa Diretora.ConcessionáriasAlém da preocupação com o portador de necessidade especial no município, Silas Faria está também atento à prestação de serviços essenciais pelas empresas concessionárias Telefonica, Sabesp, Bandeirante e Comgás. Neste caso, o vereador elaborou um projeto de resolução que deverá ser votado na próxima sessão ordinária, na segunda-feira, dia 27, a partir das 18h, criando uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR) para colher dessas firmas informações, no tocante, aos programas de melhorias (investimentos) para Ferraz de Vasconcelos. O grupo será composto por cinco vereadores e terá um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.

Vereador Silas Faria participa de reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Ferraz de Vasconcelos.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Ferraz de Vasconcelos está articulando, politicamente,(foto- vereadores e representantes do Conselho) a apresentação de emendas para o setor no município no Plano Plurianual (PPA -2009/2013), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Para tanto, representantes da entidade vem mantendo contato constante, sobretudo, com a Câmara Municipal e com o Poder Executivo. Como prova dessa atuação, no último dia 07, integrantes do COMDCA reuniram-se com vereadores, no centro, e, além disso, cópias do conjunto de propostas já foram entregues há cada um dos parlamentares locais e ao Poder Executivo.

No encontro, os vereadores deixaram claro que estão dispostos a discutir sugestões, de início, a LDO que já encontra-se em tramitação na Casa, já que, o prefeito municipal enviou o projeto no prazo legal, ou seja, no final de abril passado. Além disso, os parlamentares acrescentaram ainda que podem inclusive convidar o prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, e secretários municipais para explicarem as reivindicações do COMDCA. Para eles, a Câmara Municipal é o local apropriado para debater o tema. Por isso, acreditam o órgão age, corretamente, ao procurar a instituição para propor ideias para, com isso, assegurar políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente.
Entre as sugestões constam à contratação de mais especialistas na área da saúde, entre outros, profissionais para reduzir o tempo de consultas e exames médicos, a construção de um Pronto Atendimento Infantil (PAI), na Vila Santa Margarida, a criação de um serviço regional para atendimento de crianças e adolescentes com dependência química, via Associação dos Municípios do Alto Tietê (Amat) presidida por Dr. Jorge, de centro de convivência, de mais creches, de pólos descentralizados oferecendo atividades culturais e esportivas, ampliação do número de vagas em escolas municipais, de bibliotecas itinerantes e fixas, aumento e manutenção da frota de transporte para complementar escolar municipal, entre outras, iniciativas.

VEREADOR SILAS FARIA, APROVA JUNTO A CAMARA O PROJETO DE LEI QUE AUMENTA DE 350 PARA 500 O NUMERO DE VAGAS PARA FRENTE DE TRABALHO EM FERRAZ.




Por tratar-se de um assunto de total interesse da comunidade local, os vereadores de Ferraz de Vasconcelos aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei que aumentou de 350 para 500 o número de vagas da Frente Municipal de Trabalho criada, no município, em 2005. Além disso, a mesma matéria prevê um acréscimo de R$50,00 no salário dos trabalhadores beneficiados, ou seja, a partir de agora eles vão receber R$350, 00. Na prática, a votação do projeto de lei de autoria do Poder Executivo ocorreu em duas sessões extraordinárias simultâneas não-remuneradas na quinta-feira à tarde, dia 08. No fundo, as sessões foram convocadas pela Mesa Diretora da Casa em função do recesso parlamentar que termina em 31 do corrente.

Durante o processo de votação da matéria, o plenário não economizou elogios ao prefeito, Jorge Abissamra (PSB), exatamente, por ignorar a forte crise mundial e, com isso, oferecer mais 150 oportunidades de trabalho a ferrazenses. Para, a medida . Para o Verea dor Silas Faria (PDT), disse que a mudança na quantidade de vagas e no salário da Frente de Trabalho serve para atenuar o desemprego. Além de salário, os funcionários temporários recebem ainda cesta básica e vale-transporte para os que trabalham a mais de um quilômetro do local de serviço. A carga horária diária é de seis horas, com um dia de descanso por semana. O tempo de permanência é de seis meses, mas, pode ser prorrogado por igual período.

VEREADOR SILAS FARIA,PROPÕE A INSTALAÇÃO DE UM POSTO DE ATENDIMENTO DA (CETESB) NO CIC - EM FERRAZ


De volta a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos depois de quatro anos, o vereador Silas faria de Souza (PDT) aproveitou a primeira sessão ordinária deste ano, na segunda-feira, dia 02, para propor a instalação de um posto de atendimento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no município. Na realidade, Silas Faria apresentou um requerimento aprovado, por unanimidade, que está sendo encaminhado à direção da empresa estadual. No documento, ele pede a realização de estudos para, com isso, viabilizar a vinda de uma unidade da Cetesb, sugerindo inclusive o Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, para abrigar a sede do órgão na cidade.

Para Silas Faria, a possível instalação de um posto de atendimento da Cetesb em Ferraz de Vasconcelos atenderia a justa reivindicação da população local, em especial, de empresários que pretendem investir no município. O vereador argumenta em seu ofício que o serviço poderá ser semelhante ao existente no Poupatempo situado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Trata-se de uma medida até certo ponto simples, porém, que depende apenas de ação política da nossa parte que já estamos fazendo e da diretoria da Cetesb”, comenta. Aliás, precavido, Silas Faria acrescentou que já reuniu-se com o gerente regional de Mogi das Cruzes Édson Santos para tratar sobre o assunto.
No seu ponto de vista, o gerente demonstrou interesse na sugestão, no entanto, a decisão final não depende somente de sua vontade. De acordo com Silas Faria, como o parque industrial do município vem crescendo, com isso, fica cada vez mais patente à presença de um posto da Cetesb, em Ferraz de Vasconcelos. O vereador destacou, que, na atualidade, o interessado precisa recorrer a Mogi das Cruzes ou até mesmo a Pinheiros na Capital para efetuar o seu pedido de licenciamento. Além disso, ele aponta como mais uma excelente vantagem para a vinda de uma unidade da empresa o custo baixo, já que, para tanto, necessita apenas de um pequeno espaço físico no CIC e poucos funcionários. Na prática, a Cetesb funciona havia mais de 40 anos e objetiva controlar, fiscalizar, monitorar e conceder de licenciamento de atividades geradoras de poluição.
Segundo ele, hoje, uma empresa leva em média de oito a nove meses para conseguir o seu licenciamento ambiental para funcionar, contudo, com a Cetesb no município esse prazo pode reduzir-se bastante. O vereador Silas Faria adiantou ainda que num futuro bem próximo o processo de licenciamento restrito a Cetesb poderá ser inclusive privatizado, ou seja, feito por empresas particulares, devidamente, contratadas pelo governo estadual. “Enfim, a minha ideia de propor a instalação de um posto de Cetesb no município visa, acima de tudo, facilitar a vida do cidadão em geral e, ao mesmo tempo, diminuir a terrível burocracia”, finaliza. Para avançar o seu pedido, Silas Faria conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Industrial (Acifv).
Destinação

Cópias do requerimento serão enviadas além da diretoria regional e estadual da Cetesb, ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf e ao diretor regional de Mogi das Cruzes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Milton Sobrosa Cordeiro. A medida visa unir forças para formar parceria visando trazer a Cetesb para Ferraz de Vasconcelos.

vereador Silas Faria faz homenagem a Ex-diretora do Hospital Regional com Titulo de Cidadã Ferrazense.


-diretora do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, Magali Vicente Proença, acaba de ser agraciada com o Título de Cidadão Ferrazense por seu relevante serviço prestado a sociedade local de modo geral. Na verdade, a concessão da principal honraria do município a médica Magali Proença, ocorreu por meio de um projeto de decreto legislativo aprovado em segunda e última discussão, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 02. Na prática, a homenagem é de autoria do vereador Silas Faria de Souza (PDT), porém, (foto)o restante dos parlamentares também fez questão de assinar a matéria. Na atualidade, Magali Proença dirige o Hospital do Mandaqui, na Capital.No fundo, a homenageada é casada, mãe de três filhas, formada em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em 1980, pós-graduada em Geriatria e Gerentologia pela Sociedade Brasileira do setor e em Saúde Pública. Além disso, Magali Proença ganhou a Medalha Lauro Ribas Braga por seus méritos pessoais e relevantes serviços prestados à comunidade pelo Rotary Club de São Paulo/Norte, em abril de 2008 e ainda recebeu o reconhecimento da Associação Comercial de São Paulo por sua luta pela Paz, em dezembro de 2007. Inicialmente, a sua brilhante carreira médica começou como socorrista no próprio Regional, em 1986. Tempos depois, assumiu o cargo de diretora técnica da Divisão Médica e, finalmente, o de diretora-geral de 1997 a 2007. Por isso, o vereador Silas Faria acredita que a médica Magali Proença desenvolveu um trabalho profícuo no município. Ainda, segundo ele, a ilustre homenageada faz da Medicina é um verdadeiro sacerdócio, ou seja, uma profissional inteiramente dedicada ao bem-estar do seu paciente. “Enfim, Dra. Magali Proença é uma mulher firme e que, portanto, merece a gratidão do povo ferrazense”, explica Silas Faria. Ele destaca também que durante o período em que esteve no Hospital Regional, Magali Proença enfrentou vários desafios, entre eles, a reforma e ampliação do atual prédio e a inauguração da ala de pediatria neo-natal, um modelo no Alto Tietê. Para Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, a médica Magali Proença atuou com o máximo prazer. “É uma profissional exemplar”, comenta Fabinho.Por sua vez, o vereador José Izidro Neto (PDT), não economizou em elogios à carreira da médica. O parlamentar ressaltou também que a própria saída dela do Hospital Regional, em 2007, foi lamentada por todos, principalmente, pelo corpo de funcionários da unidade que tinham nela uma amiga. “A Dra. Magali sempre esteve na ativa”, argumenta Izidro Neto. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Juracy Ferreira da Silva (PMDB) comunga do mesmo pensamento do colega. “Trata-se de uma pessoa, extremamente, digna dessa justa homenagem. Enfim, em tempo, o Poder Legislativo presta esse tributo à Dra. Magali Proença, que, por sinal, não mede esforços para atender bem qualquer cidadão”, concluiu Juracy Ferreira.ObrigatoriedadePara fazer a adequação da atual secretária municipal da Saúde, Mariane Pinotti Gennari, a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o projeto de lei do Poder Executivo que torna obrigatório o ocupante do cargo a ser formado em Medicina. A votação da matéria ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 02. Na realidade, a medida é necessária porque a Dra. Mariane Pinotti além de secretária no município também é servidora pública estadual e, neste caso, a sua situação fica dentro da legalidade, já que, a legislação em vigor permite apenas médico e professor a exercerem, simultaneamente, dois cargos públicos, desde que haja compatibilidade de horário, o que é o caso da médica Mariane Pinotti. Na próxima segunda-feira, dia 09, o projeto deve ser votado em segundo turno e depois vai à sanção do prefeito municipal, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge.

Vereador Silas Faria quer informações sobre prédio

DIARIO DO ALTO TIETÊ

FERRAZ DE VASCONCELOS
» Publicada em 200509














Monalisa Ventura
Imóvel em Ferraz foi abandonado por uma cooperativa

O vereador Silas Faria de Souza (PDT) enviou um requerimento ao Executivo solicitando informações a respeito do prédio abandonado localizado no Jardim Ferrazense, em Ferraz, onde uma menina de oito anos e uma senhora grávida foram assassinadas na terça-feira da semana passada. Segundo o vereador, a intenção do requerimento é verificar qual é o motivo de o prédio estar abandonado. "Um edifício grande como esse, além de ser uma agressão visual, atrai muitos marginais para o consumo de drogas e acaba se apresentando como um grande risco à população. Precisamos saber por que ele está parado, para que providências sejam tomadas", disse.O prédio é particular e teria começado a ser construído por uma cooperativa, que abandonou o empreendimento. "Mesmo assim, precisamos localizar o proprietário, seja para alertá-lo sobre a situação ou, se for o caso, estudar um modo de acioná-lo na Justiça", finalizou Silas. (A.C.)

http://www.diariodoaltotiete.com.br/materia.aspx?id=17482