SEJA BEM VINDO - VEM COM A GENTE

"MUITOS PLANOS HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS É O DESEJO DO SENHOR QUE PREVALECERÁ" PV 19:21

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Livro escolar cria polêmica em Ferraz

Conto de conteúdo erótico revoltou pais de alunos do ensino médio da rede estadual. Vereador quer que a Câmara solicite o recolhimento
Na escola: "Obscenidades para Uma Dona de Casa", de Inácio Loyola Brandão, é o conto que provocou a discórdia Jamile Santana
Da Redação
Para evitar mais polêmica envolvendo o conto "Obscenidades para Uma Dona de Casa", do escritor Inácio de Loyola Brandão, o vereador de Ferraz de Vasconcelos Silas Faria de Souza (PDT) apresentou um requerimento na última sessão ordinária da Câmara solicitando o envio de um ofício à Secretaria de Estado da Educação para que sejam recolhidos os exemplares do livro "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século", que compõe a grade da leitura didática dos alunos do último ano do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
O texto polêmico, que, segundo os pais que estão revoltados com a situação, utiliza linguagem inadequada para os alunos, já foi motivo de reclamações em Suzano e Jundiaí. No entanto, segundo a Secretaria de Estado da Educação, o livro não será retirado do acervo das escolas no município.
Segundo o vereador, alguns pais procuraram a Câmara na tentativa de pressionar o governo estadual a barrar a distribuição do livro. O texto traz a história de uma dona de casa entediada que começa a receber cartas de um desconhecido. No entanto, o texto tem conotação sexual e utiliza palavras de vocabulário chulo na narrativa.
No documento, o vereador exige que a secretaria informe quantos livros já foram entregues e quantos já foram recolhidos entre os alunos no município. Além disso, o requerimento ainda pede para que a pasta justifique em que está contribuindo para a cultura, formação do caráter e exaltação dos valores éticos da pessoa e da família com o conteúdo existente no texto.
Ainda de acordo com o documento, o vocabulário utilizado no texto fere o artigo 79 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O requerimento foi aprovado por unanimidade e a secretaria deverá ser acionada em breve. A cópia da proposta também será encaminha à Secretaria Municipal de Educação e para a Diretoria de Ensino de Suzano.
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que "a literatura tem um papel muito importante na formação da identidade cultural nacional, tanto pela difusão da língua como pela representação de mundo" e que "ela recria a realidade em suas múltiplas faces". Além disso, a pasta informou que esta não é a primeira vez que um município se manifesta desta forma e que os livros não serão retirados da grade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário