SEJA BEM VINDO - VEM COM A GENTE

"MUITOS PLANOS HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS É O DESEJO DO SENHOR QUE PREVALECERÁ" PV 19:21

segunda-feira, 14 de março de 2011

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé; espera-me agora a coroa de justiça que receberei das mãos do meu Senhor”.

Pastor José Pimentel de Carvalho, aos 95 anos partiu para as mansões celestiais na manhã do dia 24 de fevereiro, o Senhor o recolheu e fica a lacuna para as Assembléias de Deus em Curitiba, do Brasil e para o Reino de Deus aqui na terra, porém o seu testemunho de vida entre nós ecoa e nos estimula a querer servir mais e nos desafia a seguir o seu exemplo de homem honrado e dócil, de líder servo e humilde, de pai provedor e de pastor amoroso.



O legado para Assembleia de Deus em Curitiba
O pastor Pimentel de Carvalho que nasceu em 8 de fevereiro de 1916, em Santa Tereza, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, quinto de nove irmãos, casou com a irmã Rosa Maria de Carvalho, que conheceu aos 19 anos, numa fábrica de tecelagem, falecida em 2002. Juntos tiveram 11 filhos, oito ainda vivos sendo que alguns são pastores.

Na Escola Bíblica de Obreiros realizada na AD em São Cristovão, bairro da capital fluminense, no dia 18 de maio de 1945 aos 29 anos, pastor Pimentel foi ordenado a pastor pelos líderes pioneiros da AD no Brasil, pastores Samuel Nyström e Cícero Canuto de Lima.

Tão logo foi ordenado a pastor passou a auxiliar o missionário Nels Julius Nelson, na época pastor presidente da AD de São Cristóvão e pioneiro da AD no Brasil. Também pastoreou as igrejas dos bairros de Cordovil e Penha na cidade do Rio de Janeiro, então congregações da AD de São Cristovão, em seguida, Cabuçu, em Itaboraí, interior do Rio de Janeiro e finalmente Em 1962, a convite do pastor Agenor Alves de Oliveira, assumiu a presidência da AD em Curitiba(PR). Pastor Pimentel um dos três pioneiros ainda vivo das ADs no Brasil que trabalharam com os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren fundadores da denominação no Brasil aguardava com grande expectativa o centenário das Assembleias de Deus.


Depois de 16 anos, em 1978, iniciou a construção do atual templo central na Avenida Candido de Abreu, com capacidade para 3.400 pessoas e 5.710 m², um desafio enorme para a época, mas alcançado. Em 1979, a igreja sob sua liderança prosperou e passou de 8 igrejas para 217 igrejas, de 8 propriedades para 140 propriedades e contava com cerca de 23 mil membros.

Atualmente a IEADC conta com mais de 300 igrejas somente na capital e mais de 1.000 na região metropolitana, tendo cerca de 90 mil membros.
Amante do ensino da palavra de Deus até os 90 anos de idade ministrava ordinariamente na igreja o ensino da Palavra, todas as terças-feiras, nos cultos de doutrina e também ministrava como professor titular de uma das classes da Escola Bíblica Dominical do templo central da AD em Curitiba.

Na Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil

“Pastor Pimentel, chefiou o Departamento de Escola Dominical da CPAD por oito anos, de 49 a 57, tendo sido o responsável pela criação das primeiras lições bíblicas para crianças para as quais dedicou muito carinho, tendo introduzido no Jornal Mensageiro da Paz, o suplemento o Mensageiro da Paz Infantil, criou a revista a Seara na década de 50 e nela uma seção, Vovô Conselheiro que escreveu por várias edições para ajudar os pais. Integrou a primeira equipe do CAPED – Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Bíblica Dominical”.



Na CGADB
Presidiu a CGADB de 1964 a 1966, de 1973 a 1975, de 1975 a 1977, em 1977 mais uma vez, de 1981 a 1983 e de 1985 a 1987. Chegou ainda a ser secretário da CGADB por oito anos consecutivos. Desde 2006, é presidente de honra da Convenção das ADs no Paraná (Cieadep). Ele é também autor de dois hinos da Harpa Cristã, hinário oficial da denominação: os hinos 541 (“Calvário, Revelação do Amor”) e 620 (“Na Jornada para o Céu”).

Na Convenção no Paraná - CIEADEP
A Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléias de Deus no Estado do Paraná - CIEADEP que foi fundada no dia 22 de abril de 1960 foi presidida pelo pastor Pimentel por quinze vezes: nos períodos de fevereiro/64 a fevereiro/66, de julho/71 a junho/75, de junho/77 a junho/78, julho/79 a junho/80, junho/80 a julho/81, julho/81 a julho/82, julho/82 a dezembro/83, dezembro/83 a dezembro/84, dezembro/84 a dezembro/85, dezembro/85 a dezembro/86, dezembro/86 a dezembro/87, dezembro/87 a dezembro/88, dezembro/88 a dezembro/89, dezembro/92 a dezembro/93 e dezembro/93 a dezembro/94.

O pastor Pimentel que é o presidente de honra da CIEADEP, quando a presidia demonstrou novamente o seu amor pelo ensino da palavra de Deus e pela formação de obreiros preparados para a seara do Mestre, quando no dia 4 de abril de 1976, funda a Associação Educacional das Assembleias de Deus do Estado do Paraná – AEADEPAR e o Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Estado do Paraná – IBADEP.

Na comunidade:
O pastor José Pimentel de Carvalho que é cidadão benemérito do Paraná e honorário de diversas cidades brasileiras, entre elas a cidade de Curitiba, sempre recebia a todas as pessoas e lideranças em seu gabinete pastoral ou casa com humildade, amor pastoral e grande hospitalidade.
Não só as lideranças evangélicas de todo o Brasil e do exterior enviaram condolências a família e a igreja de Curitiba pelo falecimento do pastor Pimentel, mas várias autoridades e diversos políticos. Entre essas mensagens, destacamos a mensagem da Presidente da República, Dilma Rolssef (PT) e o voto de pesar que o senador Álvaro Dias (PSDB), O ex-governador e atual senador pelo Paraná, Roberto Requião (PMDB),O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), O ex-governador do Paraná, Orlnado Pessuti (PMDB),o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB); o deputado estadual Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, O deputado federal Dr Andre Zacharow (PMDB) que é o presidente licenciado da Sociedade Evangélica Beneficente.O deputado federal Fernando Francischini (PSDB) a cantora deputada estadual, Mara Lima, membro da AD em Curitiba e vários outros deputados estaduais; a vereadora de Curitiba, Noêmia Rocha, membro da AD em Curitiba e vários outros vereadores.

Na comunidade evangélica da AD no Brasil e igrejas co-irmãs:
Diversos pastores de igrejas co-irmãs estiveram presentes nos cultos realizados no velório do pastor Pimentel, para prestar uma última homenagem de corpo presente ao irmão Pimentel como ele gostava de ser chamado. Lideranças como: o pastor Estevão, presidente da Igreja Batista Nacional em Curitiba; pastor Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular e Pastor Euclides Pain, representando a Convenção Batista e a Sociedade Bíblica do Brasil.

Pastor Samuel Câmara disse “deixo o abraço da igreja mãe a esta amada igreja e a família do pastor Pimentel. Sempre em nossas passagens pelo Paraná e por Curitiba sempre visitávamos o pastor Pimentel e cantávamos, como Lucas registra com certeza “voltou para casa”, o pastor Pimentel esta na glória”.
O pastor Antônio Gilberto, Conultor Teológico da CPAD e amicíssimo do pastor Pimentel e que nos últimos 30 anos sempre participou da Escola Bíblica de Obreiros de Curitiba como professor a convite do pastor Pimentel.

Pastor José Wellington em sua meditação leu o capítulo 3, versículo 38 do livro de 2 Samuel “Então disse o rei aos seus servos: Não sabeis que hoje caiu em Israel um príncipe e um grande?”, e disse “para mim pastor o Pimentel foi maior do que Abner, enquanto Abner teve senões, pastor Pimentel teve um ministério irrepreensível e todos sabemos da sua vontade em fazer o melhor, no púlpito sua dedicação e fidelidade a Bíblia Sagrada, na administração o cuidado em administrar o dinheiro,nos pisamos em um solo que foi montado e colocado por este homem, estes bancos foram confeccionados por alguém que folheava a bíblia, mas que quando era necessário pegava as ferramentas para fazer algo para a obra de Deus”.


Entre os pastores da Assembleia de Deus no Brasil que estiveram presentes foram: pastor César Moises, chefe do departamento de educação cristã da CPAD; pastor Claudionor de Andrade; pastor Ubiratan Batista Job, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores das Assembleias de Deus no Rio Grande do Sul; pastor Elianai Cabral, presidente da AD Brasília; pastor Nemuel Sotero, presidente da AD em Vitória no Espírito Santo;pastor Moises de Melo e Silva, representando a AD em Manaus; pastor Moisés Martins, representando o pastor Gilvanil dos Santos da AD em Florianópolis; pastor Ciro Sanches Zibordi, AD em Cordovil; pastor Erico Galdin da AD em Campinas; pastor Isaías Silvestre da AD em Minas Gerais e pastor presidente da AD em Itajaí-SC.
Caravanas de pastores presidentes de campos da AD no Paraná acompanhados de seus liderados, pastores, evangelistas compareceram para prestar a sua solidariedade a família e homenagear o companheiro, entre eles: o pastor Moisés Ramos da AD em Londrina, o pastor Robson Brito da AD em Maringá, o pastor Isaías Cardozo da AD em Foz do Iguaçu, o pastor Perci Fontoura da AD em Umuarama, o pastor José Alves da AD em Paranaguá. Igualmente todos os membros da mesa diretora da CIEADEP: pastor Ival Teodoro da Silva, Presidente da CIEADEP e líder da AD em São José dos Pinhais; pastor Moisés Lacour, 1º Vice-Presidente e líder da AD em Piraquara; pastor Aparecido Storbem, 2º Vice-Presidente e líder da AD em Telêmaco Borba; pastor Edilson Santos Siqueira, 1º Secretário e líder da AD em Colombo; pastor Samuel Azevedo dos Santos, 2º Secretário e líder da AD em Ivaiporã; pastor Hercílio Tenório de Barros, 1º Tesoureiro e líder da AD em Faxinal e o pastor Mirislan Douglas Schefffel, 2º Tesoureiro, líder da AD Vila Hauer em Curitiba.


O féretro do pastor Pimentel foi transladado no carro do Corpo de Bombeiros do Paraná, do qual era portador da medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque, a mais alta condecoração da corporação, foi escoltado por batedores e acompanhado por milhares de carros, sendo enterrado no dia 26 de fevereiro, sábado, por volta das 12h no Cemitério Jardim das Saudades na cidade de Curitiba

Um comentário:

  1. Reserva Moral de Integridade, idoniedade e reputação deixa Grande Lacuna Na Assembléia de Deus no Brasil.

    ResponderExcluir