SEJA BEM VINDO - VEM COM A GENTE

"MUITOS PLANOS HÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, MAS É O DESEJO DO SENHOR QUE PREVALECERÁ" PV 19:21

quinta-feira, 21 de maio de 2009

VEREADOR SILAS FARIA,PROPÕE A INSTALAÇÃO DE UM POSTO DE ATENDIMENTO DA (CETESB) NO CIC - EM FERRAZ


De volta a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos depois de quatro anos, o vereador Silas faria de Souza (PDT) aproveitou a primeira sessão ordinária deste ano, na segunda-feira, dia 02, para propor a instalação de um posto de atendimento da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no município. Na realidade, Silas Faria apresentou um requerimento aprovado, por unanimidade, que está sendo encaminhado à direção da empresa estadual. No documento, ele pede a realização de estudos para, com isso, viabilizar a vinda de uma unidade da Cetesb, sugerindo inclusive o Centro de Integração da Cidadania (CIC), no Parque São Francisco, para abrigar a sede do órgão na cidade.

Para Silas Faria, a possível instalação de um posto de atendimento da Cetesb em Ferraz de Vasconcelos atenderia a justa reivindicação da população local, em especial, de empresários que pretendem investir no município. O vereador argumenta em seu ofício que o serviço poderá ser semelhante ao existente no Poupatempo situado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Trata-se de uma medida até certo ponto simples, porém, que depende apenas de ação política da nossa parte que já estamos fazendo e da diretoria da Cetesb”, comenta. Aliás, precavido, Silas Faria acrescentou que já reuniu-se com o gerente regional de Mogi das Cruzes Édson Santos para tratar sobre o assunto.
No seu ponto de vista, o gerente demonstrou interesse na sugestão, no entanto, a decisão final não depende somente de sua vontade. De acordo com Silas Faria, como o parque industrial do município vem crescendo, com isso, fica cada vez mais patente à presença de um posto da Cetesb, em Ferraz de Vasconcelos. O vereador destacou, que, na atualidade, o interessado precisa recorrer a Mogi das Cruzes ou até mesmo a Pinheiros na Capital para efetuar o seu pedido de licenciamento. Além disso, ele aponta como mais uma excelente vantagem para a vinda de uma unidade da empresa o custo baixo, já que, para tanto, necessita apenas de um pequeno espaço físico no CIC e poucos funcionários. Na prática, a Cetesb funciona havia mais de 40 anos e objetiva controlar, fiscalizar, monitorar e conceder de licenciamento de atividades geradoras de poluição.
Segundo ele, hoje, uma empresa leva em média de oito a nove meses para conseguir o seu licenciamento ambiental para funcionar, contudo, com a Cetesb no município esse prazo pode reduzir-se bastante. O vereador Silas Faria adiantou ainda que num futuro bem próximo o processo de licenciamento restrito a Cetesb poderá ser inclusive privatizado, ou seja, feito por empresas particulares, devidamente, contratadas pelo governo estadual. “Enfim, a minha ideia de propor a instalação de um posto de Cetesb no município visa, acima de tudo, facilitar a vida do cidadão em geral e, ao mesmo tempo, diminuir a terrível burocracia”, finaliza. Para avançar o seu pedido, Silas Faria conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Industrial (Acifv).
Destinação

Cópias do requerimento serão enviadas além da diretoria regional e estadual da Cetesb, ao secretário de Estado do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf e ao diretor regional de Mogi das Cruzes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Milton Sobrosa Cordeiro. A medida visa unir forças para formar parceria visando trazer a Cetesb para Ferraz de Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário